Mato Grosso do Sul vive dias extremos. Na terça-feira (03), a temperatura passou dos 40°C em algumas cidades, enquanto a umidade relativa do ar chegou a impressionantes 7%. A temperatura máxima variou entre 37°C e 40°C e a umidade mínima entre 7% e 15%.
Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que em Aquidauana a temperatura chegou a 40,5°C e a 40,2°C em Pedro Gomes. Corumbá e Água Clara chegaram a 40°C e Paranaíba, Três Lagoas, Porto Murtinho e Rio Brilhante em 39°C.
Enquanto o calor atinge altas temperaturas em pleno inverno, a umidade relativa do ar chega a níveis baixíssimos. Paranaíba e Três Lagoas registraram a marca de 7% de umidade do ar, a menor do país. Mas a maior parte dos municípios registrou umidade menor de 10%.
O calor e sol predominam em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (4), aliado a baixa umidade relativa do ar, entre 8 e 10%. A aproximação de uma nova frente fria avança e reduz levemente as temperaturas principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste, com pequena possibilidade de chuvas.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que atua como um bloqueio atmosférico e inibe a formação de nuvens e favorece o tempo quente e seco no Estado.
Fonte: Midiamax