A Polícia Militar Ambiental do 2º BPMA fez um resgate inusitado, durante a Operação Prolepse, nesta quarta-feira (4). A equipe foi acionada para verificar um objeto estranho encontrado pelo funcionário de uma fazenda em Naviraí, cidade distante 359 quilômetros de Campo Grande.
O artefato, descrito como um cilindro metálico coberto com fibra de vidro, com capacidade para armazenar aproximadamente 200 litros de gás ou líquido, aparentemente caiu do céu há cerca de três anos.
Após ser removido do campo, o objeto foi colocado no pátio da fazenda, onde permaneceu até a chegada dos policiais. O proprietário contou que já tentou entregar o objeto às autoridades competentes ao longo desse período, sem sucesso.
Segundo o TánamídiaNaviraí, a equipe da PMA inspecionou o cilindro, que não apresentava inscrições de perigo ou sinais de risco. Havia apenas uma marcação indicando que o artefato poderia ter armazenado oxigênio.
Suspeitando se tratar de lixo espacial, os policiais entraram em contato com a FAB (Força Aérea Brasileira), que os orientou a acionar o CENIPA 4 (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
Após análise, o CENIPA 4 concluiu que, como o incidente não causou danos ou vítimas, não seria necessária uma investigação formal.
O cilindro foi então entregue à Gerência Municipal de Meio Ambiente de Naviraí para destinação adequada.
Fonte: Top Mídia News