Novo engenho

Campo Grande: Vacinação contra a gripe começa nesta quinta-feira

Das 84 mil doses distribuídas pelo Estado aos 79 municípios sul-mato-grossenses, quase 30% irão exclusivamente para capital, além de seringas e agulhas

Por Jardim MS News em 25/03/2025 às 15:54:02
Reprodução

Reprodução

Mesmo com a campanha nacional de vacinação contra a gripe sendo daqui duas semanas, Campo Grande já vai começar nesta quinta-feira (27), segundo confirmação de Rosana Leite, Secretária Municipal de Saúde.

Nesta terça-feira (25), o Governo do Estado anunciou que 84 mil doses da vacina contra a Influenza serão distribuídas aos 79 municípios sul-mato-grossenses, mas, 30% delas, ou seja, cerca de 25,3 mil, irão exclusivamente para a capital. Ainda, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai racionar mais de 1,1 milhão de seringas e agulhas.

"Estamos prontos para iniciar a vacinação assim que as doses chegarem aos municípios. É fundamental que cada cidade siga as recomendações do informe técnico da estratégia de vacinação contra a Influenza do Programa Nacional de Imunizações", afirmou Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES.

Segundo Rosana, a vacinação desta quinta-feira (27) ficará disponível em todas as 74 unidades básicas de saúde da capital e será destinada aos grupos prioritários, sendo eles:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

Gestantes

Puérperas

Povos Indígenas

Quilombolas

Pessoas em situação de rua

Trabalhadores da saúde

Professores do ensino básico e superior

Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento

Profissionais das Forças Armadas

Pessoas com deficiência permanente

Caminhoneiros

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso

Trabalhadores portuários

Trabalhadores dos Correios

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

Idosos com 60 anos ou mais de idade

"Neste final de semana, nós percebemos que houve um aumento no atendimento das unidades de saúde com mais de 4 mil atendimentos. Então, esperamos que com a chegada dessas doses, é fundamental que a população compareça às unidades de saúde a partir de quinta-feira para garantir a imunização", disse a secretária. Em 2024, a vacina da gripe imunizou 89,4 mil crianças em Mato Grosso do Sul.

CAMPANHA NACIONAL

A campanha nacional de vacinação contra a influenza este ano começa no dia 7 de abril. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na última sexta-feira (21), data em que as doses começam a ser distribuídas aos estados.

A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência, profissionais de saúde e professores, dentre outros.

Ao receber a primeira remessa de doses destinada ao Distrito Federal, Padilha destacou que o imunizante protege contra um total de três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença.

Segundo ele, estados e municípios que receberem as doses ao longo dos próximos dias podem optar por iniciar a vacinação antes do dia 7. No Distrito Federal, por exemplo, a imunização deve começar na próxima terça-feira (26).

A previsão é que, até o fim de março, 35 milhões de doses tenham sido entregues aos estados. Padilha refutou mitos como o de que a dose faz com que a pessoa imunizada fique gripada e destacou que, muitas vezes, o que acontece é que ela já chega infectada no momento de receber a vacina.

VACINA O ANO TODO

O ministro destacou que, a partir deste ano, a vacina contra a influenza passa a ficar disponível em unidades básicas de saúde de forma permanente. A estratégia, segundo ele, é não perder nenhuma oportunidade de vacinar pessoas que buscarem a dose.

Padilha disse ainda que os dias D nacionais de vacinação contra a influenza também serão retomados. A data, para este ano, será definida ao longo da próxima semana, durante reunião da comissão intergestores tripartite, mas deve acontecer em maio.


Fonte: Correio do Estado

Comunicar erro
Marissol

Comentários

DM