Na manhã deste sábado(10), o Ministério da Saúde enviou mais uma remessa de vacina contra a dengue a Mato Grosso do Sul, um total de 69.570 doses, na qual atenderá 76 municípios do Estado, deste montante Jardim receberá 731 doses.
A distribuição das doses pelo Ministério da Saúde aos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses para a população-alvo conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.
De acordo com a coordenadora municipal de Imunização da Secretaria de Saúde, Claudia Tavares, uma equipe da Prefeitura foi até a Capital fazer a retirada das doses que estão sendo distribuídas na sede da Coordenadoria de Imunização da SES(Secretaria Estadual de Saúde). Claudia, afirmou a nossa reportagem que a vacinação irá iniciar após o feriado de carnaval. " Hoje foi enviado um carro da saúde para buscar as vacinas, iremos começar a vacinação dia 15 à tarde, devido ao feriado", afirmou a coordenadora.
Seundo o último Boletim Epidemiológico, divulgado pela SES(Secretaria Estadual de Saúde) no dia 06 de fevereiro, Jardim esta entre os municípios com média incidência de casos prováveis da doença. Junto com mais 10 municípios sendo eles: Costa Rica ,Coronel Sapucaia, Itaquiraí , Maracaju ,Paranhos, Ladário, Iguatemi, Água Clara, Amambai, e Brasilândia. Os municípios com alta incidência na área vermelha do mapa são: Aral Moreira, Selvíria, Chapadão do Sul, e Laguna Carapã.
A Capital de Sul-Mato-Grossense iniciará a vacinação contra a dengue neste domingo(11), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Crianças de 10 a 11 anos serão imunizadas.
Pronunciamento nacional
Na última terça (6), em pronunciamento exibido na rede nacional de rádio e TV, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se dirigiu à população brasileira, governos, estados e municípios para convocar uma mobilização de enfrentamento à dengue. "Este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue", declarou.
De forma transparente, Nísia enfatizou que, em decorrência do aumento de casos no país, o engajamento de todos é necessário: governadores têm um papel essencial, apoiando os sistemas de saúde; prefeitos e prefeitas devem intensificar os cuidados com a limpeza urbana; o cidadão deve redobrar os cuidados na sua casa e vizinhança, recebendo os agentes de combate às endemias e ajudando na localização de focos do mosquito.
Em seu discurso, a ministra também destacou que o Brasil é o primeiro país do mundo a incorporar uma vacina contra a dengue ao sistema público de saúde e reiterou a prioridade para ações contra a doença, com ampliação do repasse para estados e municípios em R$1,5 bilhão.
O Ministério da Saúde garante a vacinação de todas as crianças de 10 a 14 anos, nos municípios selecionados, ao longo dos meses.