Novo engenho

Jardim: Vacinação contra dengue ter√° in√≠cio ap√≥s a festa de carnaval

De acordo com coordenação de vacinação do munic√≠pio, a doses serão aplicadas a partir do dia 15/02.

Por Jardim MS News em 10/02/2024 às 17:48:04
Álvaro Rezende / Reprodução

Álvaro Rezende / Reprodução

Na manhã deste s√°bado(10), o Ministério da Saúde enviou mais uma remessa de vacina contra a dengue a Mato Grosso do Sul, um total de 69.570 doses, na qual atender√° 76 municípios do Estado, deste montante Jardim receber√° 731 doses.

A distribuição das doses pelo Ministério da Saúde aos municípios foi determinada com base em tr√™s critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necess√°rio de doses para a população-alvo conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o c√°lculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização da Secretaria de Saúde, Claudia Tavares, uma equipe da Prefeitura foi até a Capital fazer a retirada das doses que estão sendo distribuídas na sede da Coordenadoria de Imunização da SES(Secretaria Estadual de Saúde). Claudia, afirmou a nossa reportagem que a vacinação ir√° iniciar após o feriado de carnaval. " Hoje foi enviado um carro da saúde para buscar as vacinas, iremos começar a vacinação dia 15 à tarde, devido ao feriado", afirmou a coordenadora.

Seundo o último Boletim Epidemiológico, divulgado pela SES(Secretaria Estadual de Saúde) no dia 06 de fevereiro, Jardim esta entre os municípios com média incid√™ncia de casos prov√°veis da doença. Junto com mais 10 municípios sendo eles: Costa Rica ,Coronel Sapucaia, Itaquiraí , Maracaju ,Paranhos, Lad√°rio, Iguatemi, √Āgua Clara, Amambai, e Brasil√Ęndia. Os municípios com alta incid√™ncia na √°rea vermelha do mapa são: Aral Moreira, Selvíria, Chapadão do Sul, e Laguna Carapã.



A Capital de Sul-Mato-Grossense iniciar√° a vacinação contra a dengue neste domingo(11), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Crianças de 10 a 11 anos serão imunizadas.

Reprodução/ Divulgação

Pronunciamento nacional

Na última terça (6), em pronunciamento exibido na rede nacional de r√°dio e TV, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se dirigiu à população brasileira, governos, estados e municípios para convocar uma mobilização de enfrentamento à dengue. "Este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue", declarou.

De forma transparente, Nísia enfatizou que, em decorr√™ncia do aumento de casos no país, o engajamento de todos é necess√°rio: governadores t√™m um papel essencial, apoiando os sistemas de saúde; prefeitos e prefeitas devem intensificar os cuidados com a limpeza urbana; o cidadão deve redobrar os cuidados na sua casa e vizinhança, recebendo os agentes de combate às endemias e ajudando na localização de focos do mosquito.

Em seu discurso, a ministra também destacou que o Brasil é o primeiro país do mundo a incorporar uma vacina contra a dengue ao sistema público de saúde e reiterou a prioridade para ações contra a doença, com ampliação do repasse para estados e municípios em R$1,5 bilhão.

O Ministério da Saúde garante a vacinação de todas as crianças de 10 a 14 anos, nos municípios selecionados, ao longo dos meses.


Foto: Walterson Rosa/MS

Comunicar erro
Marissol

Coment√°rios

DM