Novo engenho

Dourados inicia aplicação da 2¬™ dose de vacina contra dengue

Cidade enfrenta o desafio de atender à demanda da primeira dose antes do prazo final do m√™s, pois o lote de vacinas tem validade at√© 22 de agosto

Por Jardim MS News em 03/04/2024 às 12:40:55
Doses de vacina contra a dengue em Dourados (Foto: Ronie Cruz)

Doses de vacina contra a dengue em Dourados (Foto: Ronie Cruz)

Dourados começa aplicar nesta quarta-feira (3), a 2¬™ dose da vacina Qdenga contra a dengue, para aqueles que j√° se vacinaram com a primeira dose, seguindo o calend√°rio de imunização. Município é o 1¬™ do país a aplicar a dose subsequente.

A vacinação, no entanto, acontece em meio a um cen√°rio preocupante, j√° que a cidade não alcançou a meta de aplicação da primeira dose, ficando abaixo do esperado, com menos de um terço das 150 mil doses planejadas administradas.

Três meses

Completando tr√™s meses de campanha de vacinação contra a dengue, a cidade enfrenta o desafio de atender à demanda da primeira dose antes do prazo final do m√™s, pois o lote de vacinas tem validade até 22 de agosto.

Isso significa que os moradores t√™m apenas até o fim do m√™s para receber a primeira dose, ou correm o risco de perder a oportunidade, pois o município só disponibilizar√° essa dose até o dia 30 de abril. Após essa data, a aplicação da dose inicial só seria retomada após um acordo com as autoridades de saúde estaduais e federais para receber novos lotes, afetando o público-alvo da campanha.

Nesse momento, Dourados vacina a população de 4 a 59 anos, mas passaria a seguir o que acontece nas demais cidades do país, priorizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Diante desse cen√°rio, é importante que os moradores do município aproveitem a oportunidade de receber a primeira dose antes que o prazo expire e busquem a imunização completa contra a dengue para garantir a proteção individual e coletiva contra essa doença grave.

Mortes

Mato Grosso do Sul j√° registrou seis mortes pela doença este ano, conforme o último boletim divulgado pela SES (Secret√°ria Estadual de Saúde). Além disso, 3.763 casos de dengue j√° foram confirmados até março.


Fonte: Primeira P√°gina

Comunicar erro
Marissol

Coment√°rios

DM