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Dia do consumidor promete super promoções; Veja dicas para evitar golpes

Data se consolidou como a Black Friday do 1º semestre, com adesão de várias empresas do varejo prometendo mega ofertas

Por Jardim MS News em 14/03/2025 às 18:44:07
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O Dia do Consumidor, celebrado neste sábado, 15 de março, é considerado a Black Friday do primeiro semestre pelos varejistas, pois a data é anualmente aproveitada pelo comércio para oferecer promoções e descontos agressivos, tanto presencial quanto no comércio online.

Algumas empresas fazem promoções durante a semana, na chamada semana do consumidor, e outras ao longo de todo o mês. Segundo a Neostrat, fonte de dados e inteligência sobre o ecommerce brasileiro, em 2024, a data movimentou cerca de R$ 602,8 milhões, no e-commerce.

Para este ano, a previsão é de alta nas vendas.

"A ocasião em sido chamada, frequentemente, de Black Friday do primeiro semestre. Essa denominação é atribuída ao aumento das promoções e descontos significativos oferecidos pelos varejistas durante o período, com o intuito de aquecer as vendas em uma época tradicionalmente mais calma no comércio. A tendência, assim como foi com a Black Friday, é que, ano a ano, a data ganhe mais relevância tanto por parte dos comerciantes quanto dos compradores", analisa Marcelo Reis, especialista em vendas e gestão empresarial e CEO da Consultoria MR16.

Na esteira do aumento das compras podem aparecer também vários problemas para os consumidores. É importante que o consumidor saiba quais são os seus direitos para evitar eventuais frustrações e verifique bem as promoções para não cair nas famosas fraudes.

Evite ciladas

Marcelo Reis elaborou algumas dicas para os consumidores não caírem em golpes.

Verifique a reputação da loja

Antes de efetuar a compra, pesquise avaliações e comentários sobre o estabelecimento ou vendedor.

Em caso de compra online, encontrou um site desconhecido com ofertas tentadoras? Antes de comprar, consulte a lista do Procon e também o Registro.br, na sessão "Whois", que informa quem registrou o site.

Golpistas geralmente usam endereços de e-mail gratuitos para registrar o domínio (Hotmail, Gmail, etc).

Compare preços

Utilize ferramentas e aplicativos a fim de assegurar que o desconto oferecido é real e vantajoso.

Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado

Valores extremamente reduzidos podem ser indicativos de golpes ou produtos de qualidade inferior.

Verifique se a loja oferece nota fiscal. Além disso, verifique se o valor descontado não foi embutido no frete.

Confira a confiabilidade dos sites

Verifique se possuem certificados de segurança e opte pelos que tenham boa reputação. Use cartão virtual, ele adiciona uma camada extra de proteção nas aquisições;

Guarde registros da compra:

Salve e-mails de confirmação, recibos e capturas de tela das ofertas considerando eventuais necessidades futuras.

Esteja atento à política de devolução

Em alguns casos essa prática gera uma grande dor de cabeça ao consumidor. Embora não seja uma obrigação do Código de Defesa do Consumidor, muitas lojas têm políticas de devolução para clientes que compraram produtos que não atenderam às suas expectativas.

A dica é se informar antes de fechar a compra, já que não há base legal para reclamações posteriores.

Dia do Consumidor

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi criada em 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, falou em um discurso sobre o direito do consumidor à segurança, à escolha, à informação e a ser ouvido.

Apesar de ter sido criado em 1962, ele só passou a ser comemorado e explorado pelo comércio em 1983, quando a Consumers International, uma entidade mundial de comércio, passou a celebrar a data.


Fonte: Correio do Estado

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