Novo engenho

Presidente do Irã morre após queda de helicóptero

Eleito em 2021, Raisi tinha mandato até 2025, ele era a segunda pessoa mais importante do Irã

Por Jardim MS News em 20/05/2024 às 09:16:39
Presidente do Irã, Ebrahim Raisi. (Foto: X/RAISI_COM)

Presidente do Irã, Ebrahim Raisi. (Foto: X/RAISI_COM)

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, de 63 anos, morreu após a queda do helicóptero onde ele estava, nesse domingo (19). As informações foram confirmadas pela TV estatal iraniana e pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã nesta segunda-feira (20).

Ebrahim é conhecido pelo perfil ultraconservador e por liderar o país em um atual clima de tensão na relação com Israel. A aeronave caiu devido a condições climáticas adversas.

Eleito em 2021, Raisi tinha mandato até 2025 e era a segunda pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do Irã e de quem o atual presidente era um protegido e possível sucessor.

Conforme a imprensa oficial iraniana, o local do acidente foi em uma região montanhosa do Irã em razão das más condições climáticas durante um voo que trazia Raisi e outras autoridades do Azerbaijão.

A queda ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província iraniana de Azerbaijão Oriental, cerca de 600 km a noroeste de Teerã, a capital iraniana, por volta das 13h (no horário local, 6h no de Brasília). Mas a aeronave só foi encontrada cerca de 12 horas depois do acidente.

Além das dificuldades de acesso, o tempo ruim dificultava os trabalhos de resgate. O helicóptero só foi avistado cerca de 12 horas depois, na madrugada desta segunda, por integrantes do Crescente Vermelho iraniano, depois de um drone enviado pela Turquia com sensores de calor identificar o local da queda.

De início, o ministro do Interior iraniano informou que o helicóptero que levava o presidente teria feito um pouso forçado. Mais tarde, a imprensa oficial informou que a aeronave havia sofrido um acidente em razão das más condições climáticas.

Local onde ocorreram as buscas pelo helicóptero. (Foto: IRNA)


Fonte: Primeira Página

Comunicar erro
Marissol

Comentários

DM